"O homem é do tamanho de seu sonho"
Fernando Pessoa

quinta-feira, 1 de março de 2012

TRANSOCEANICA

Agora é possível viajar do Atlântico ao Pacífico, foi inaugurada a Transoceanica. Conheça um pouco mais dessa fantástica rodovia que entre outros lugares passa por Machu Picchu. Acompanhe a reportagem de Marcelo Freire para a Revista Duas Rodas Nº 435.





O BRASIL DESEMBARCA NO PACÍFICO

“Em 1956, quando assumiu a presidência do Brasil, o mineiro JK deu início a uma série de projetos que buscavam um desenvolvimento rápido e intenso para o país. A ligação (ainda por terra) de Cuiabá (MT) a Porto Velho (RO) foi uma das obras que fizeram parte desse contexto histórico e se tornou o embrião de um sonho realizado apenas agora: uma viagem inteiramente asfaltada entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Há algumas décadas já é possível chegar à capital rondoniense sem enfrentar estrada de terra, mas para ligar Porto Velho ao Oceano Pacífico, o projeto foi mais engenhoso e envolveu um acordo entre Brasil e Peru, que decidiram asfaltar diversos trechos para concluir a rota que pode começar no Porto de Santos, por exemplo, e terminar no litoral do país vizinho.
A ligação também era de suma importância para o estado do Acre e sua capital, Rio Branco, no comércio com o Peru. Além disso, a pista é uma alternativa interessante nas trocas de mercadoria com os países asiáticos, como a China, porque evita as travessias mais longas (e caras) pelo Canal do Panamá ou pelo sul da África, nos oceanos Atlântico e Índico.
A construção não agradou apenas às empresas que buscavam uma rota interoceânica minimamente decente, mas também aos motociclistas aventureiras ávidos para cruzar o continente rumo ao oeste. A jornada virou realidade no início do ano, com o fim das obras da rota interoceânica, com aproximadamente 6.000 Km asfaltados de Santos (SP) ao Pacífico. Restou apenas uma balsa, sobre o Rio Madeira, na divisa de Rondônia e Acre...
A infra-estrutura da rodovia ainda está tomando forma, mas não se passa mais aperto com combustível, por exemplo, apesar de o motociclista necessitar de atenção e planejamento para não ser surpreendido – a distância entre os posto pode chegar a 150 km. Os hotéis e pousadas da região também suprem as necessidade básicas de estadia. Já para a estrada repleta de pedras na Cordilheira dos Andes, um kit de reparo para pneus é um item recomendável.
Não importa o percurso escolhido: a temperatura irá baixar bastante. Uma manhã de 35° C em Puerto Maldonado vira uma tarde de até -5° C, já na Cordilheira dos Andes. A mudança de cenário, do verde da floresta para o marrom das montanhas, do sol para a neblina, se dá em um trecho curto.
A viagem tem então uma de suas principais atrações, que são os ‘caracóis’ e a visão ampla da imensa cordilheira... O ponto mais alto da estrada é 4.725m, o ar fica rarefeito.


A partir dali, no entanto, vem a recompensa: no caminho de Lima, é possível presenciar toda a hitória de Cuzco e Machu Picchu, além de lugares menos famosos (e mais distante) como Caral, Chan Chan e Lambayeque, que ficam ao Norte da capital peurana – ao Sul, estão as misteriosas Linhas de Nazca. Pelo roteiro do Sudoeste, o grnade destaque é mesmo o Lago Titicaca, a quase 4.000m de altitude no altiplano andino... Um privilégio agora ao alcance de qualquer motociclista brasileiro.”










3 comentários:

  1. Saberiam se ja existe algum serviço de transporte de onibus nessa rodovia? Principalmente do Acre ate Cuzco?

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    1. Tem uma empresa de Onibus Peruano que sai de São Paulo Capital R$ 400,00 SP a Lima, passa no Acre. Já foi até serie de reportagen da Tv Record e só entrar no imagen do Google que vc encontra.

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  2. Hope! Ainda nao tenho a informacao. Mas antigamente havia. Era um bus bagaceira, quando chovia nem saia. Abç.

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